Georges leuzinger nasceu em 1813 na Suíça. Em 1832 veio para o Brasil ao chamado do tio para cuidar de sua loja na Casa de Comissões e Explorações, se instalou no Rio de Janeiro.
Foi proprietário da Casa Leuzinger, adquirida em 1840 que funcionava como papelaria, que depois funcionou como oficina de gravura, tipografia e litografia. E a partir da metade da década de 1860 instala um ateliê fotográfico.
Georges realiza uma série de fotos da provícia da cidade do Rio de Janeiro, tanto que a Casa Leuzinger se transforma num centro de divulgação de muitas fotos sobre as paisagens do país, em gravura e fotogrfia.
O estabelecimento de Leuzinger tem importância também como casa editorial, que publica, entre outros, o Catálogo da Exposição de História do Brasil, realizada na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, entre 1881 e 1882. Leuzinger participa de quatro edições da Exposição Nacional, no Rio de Janeiro, e das Exposições Universais de Viena, em 1873, de Antuérpia, em 1885, e de Paris, em 1867 e 1887.
Georges Leuzinger faleceu em 1892 no Rio de Janeiro, mas até hoje ele é lembrado como um dos primeiros fotógrafos a fotografar o Rio de Janeiro e Niterói.
Na opinião do estudioso de fotografia Pedro Karp Vasquez (1954), Leuzinger revela-se um fotográfo atento às possibilidades plásticas da paisagem.
Fonte: http://www.itaucultura.org.br/
Pedra da Itapuca na Praia de Icaraí (Niterói, RJ) , ca. 1865
Nenhum comentário:
Postar um comentário